Os efeitos da ansiedade no interesse em viagens de turismo

Já conferiu a última edição da revista RAOIT? 📚 Nela você encontra o artigo “Os efeitos da ansiedade no interesse em viagens de turismo”, dos autores Gustavo da Rosa Borges, Aurélia Machado Ribas, Paula Gulart Munhoz.

🔍 Confira o resumo e acesse no nosso site para ler e baixar a revista RAOIT de dezembro.

“A depressão e a ansiedade dificultam os afazeres diários das pessoas acometidas, incluindo a pré-disposição ao lazer, afetando diretamente o setor de turismo.

Buscando pesquisar esta evidência, o presente artigo tem por objetivo avaliar se a ansiedade e a depressão interferem na prática do turismo, tanto no período pandêmico como após.

Para tanto realizou-se uma survey no sul do Brasil, por meio da técnica de bola de neve, oriunda da rede de contatos on-line da pesquisadora.

A amostra contou com a participação de 340 indivíduos que responderam o questionário on-line no período da Covid-19.

Os resultados indicaram que durante a pandemia, a ansiedade e suas dimensões (depressão, medo e estresse) não influenciam o interesse em viagens a turismo; entretanto, ao analisar o interesse em viajar após o término da pandemia Covi-19, tanto pessoas que apresentam maiores níveis de ansiedade como de depressão pretendem viajar, demonstrando que o turismo pode de fato ser uma prática de bem-estar.

Por outro lado, pessoas com maiores níveis de estresse não apresentam maiores interesses em realizar viagens a turismo, demonstrando o quão prejudicial pode ser uma vida estressante.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *