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O Museu Histórico Nacional foi palco, no dia 29 de Outubro de 2019, do “II Encontro de Inovação em Turismo: Integração Entre Academia, Mercado, Setor Público e Sociedade Civil”, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio, com apoio da FAPERJ.

O objetivo do evento foi pautado no estímulo à interação entre diferentes atores de turismo e contou com a presença de 200 participantes, que incluiu representantes de universidades, dos setores privado, público, bem como da sociedade civil, a fim de discutir e sugerir alternativas para a melhoria do turismo no Rio de Janeiro, em especial nas áreas do Centro, Zona Portuária, Zona Sul e Zona Oeste. Também teve como propósito, colocar em pauta temáticas que permeiam a inovação no turismo, englobando, em especial, os conceitos de co-criação e inovação territorial.

O público teve a oportunidade de assistir diversos palestrantes de renome na área do turismo, marketing, design e engenharia ambiental. A mesa de abertura foi composta pelo Professor Arody Herdy, Reitor da Unigranrio, e Nara Pires, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unigranrio, pelo Marcos Neme, Diretor de Operações do StartupRio e Assessor da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ e pela Professora Deborah Zouain, responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU), que destacou a necessidade de maior debate e estímulo à aproximação de diferentes atores em prol da inovação em turismo.

Paola Lohmann, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio e doutoranda da Universidade de Aveiro, abriu a “Mesa 1 – Inovação Territorial”, e apresentou resultados parciais de sua pesquisa de doutorado englobando o conceito de Quádrupla Hélice aplicado ao Turismo. Os dados da pesquisa apontam que existe ainda hoje um baixo nível de interação entre os quatro atores – Universidade, Empresas, Governo e Sociedade Civil – para desenvolvimento de projetos em conjunto. Apesar de a maior parte dos respondentes acreditar que uma maior interação entre os diferentes atores possa ser benéfica para a inovação no turismo, a falta de interesse no desenvolvimento de projetos em conjunto e na definição de objetivos comuns são os principais entraves para esta interação.

A pesquisa também aponta que os investimentos em Incubadoras, Startups e Empresa júniores no turismo são ainda muito baixos e isto pode também prejudicar a inovação no turismo. Neste período pós-olímpico, a segurança é uma temática que deve ser tratada com muita atenção, sendo esse o aspecto que precisa melhorar para a grande maioria dos respondentes. E, neste contexto, o residente deve ser visto como um importante ator para a inovação no turismo e também como potencial consumidor de produtos e serviços turísticos na cidade.

A mesa contou, em seguida, com as contribuições do Professor Carlos Rodrigues, da Universidade de Aveiro – Portugal, que discorreu sobre o conceito de inovação territorial e reforçou a importância desta interação entre os diferentes atores para a inovação no Turismo na cidade do Rio de Janeiro. Logo após, Clarice Lamb, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, apresentou o projeto de interação e cocriação local: o Pacto Alegre. O projeto atua não somente no turismo, como em diversas áreas integradas em prol de melhorias para a sociedade civil local.

O vice-presidente da RioTur, Lucio Macedo, marcou presença no evento e abriu a dinâmica de Design Thinking na parte da manhã. Neste momento, os participantes formaram grupos com objetivo de identificar gargalos e desafios da área do turismo no Rio de Janeiro, e, em seguida, propor possíveis soluções. O processo foi super dinâmico e os resultados e insights permitirão a criação de uma agenda de prioridades para diferentes áreas da cidade. O relatório completo será disponibilizado, em breve, pelo Núcleo de Pesquisa.

Raquel Sztejnberg, Head de Estratégia da Superunion/ WPP

Na parte da tarde, a “Mesa 2 – Co-criação: residente, turista e destino” teve participação de Raquel Sztejnberg, Head de Estratégia da Superunion/ WPP, que apresentou cases internacionais de inovação em branding, e de co-criação. Dentre os cases explorados, destacam-se o Museu do Louvre em Dubai, que leva arte e cultura para fora do museu, ao longo das estradas através de arte em outdoors conectados com rádios nos carros das pessoas. E, as novas experiências de acomodação em Amsterdam, que transformaram casinhas de controle de pontes em novos leitos na cidade, trazendo a identidade local para um novo olhar e a possibilidade de estadia exclusiva no destino.

Flavia Souza, designer e coordenadora de curso de design de Mobiliário no IED Rio

Em seguida, Flavia Souza, designer e coordenadora de curso de design de Mobiliário no IED Rio, apresentou o projeto Design à Beira Mar, que realizou um projeto entre diversos atores, e preza justamente por um dos pilares e ativos culturais mais importantes do Rio, a sua praia. Em breve, as praias da Zona Sul terão uma novidade na areia: as barracas estarão com novo design, mais bonito, leve e fácil de montar!⠀Esse projeto é resultado da parceria criativa do Istituto Europeo di Design (IED Rio) com a Associação Sol e Mar, organizada pelos barraqueiros das praias cariocas, e assinado pela coordenadora Flavia Souza.  O objetivo é contribuir para que o carioca tenha uma praia mais agradável, além de melhorar as condições de trabalho do barraqueiro, facilitando a montagem da barraca, além de proporcionar um ambiente de conforto e qualidade operacional.

Kaarina Virkki, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU)

Kaarina Virkki, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU), apresentou algumas tendências e casos de empresas e iniciativas que já enxergam e trabalham o residente como possível consumidor de produtos e serviços turísticos, além de exibir alguns resultados de pesquisas do Núcleo de Pesquisa relacionados à temática, que visam incorporar o residente ao turismo na cidade. A cidade do Rio de Janeiro, após os Jogos Olímpicos, sofreu transformações na infraestrutura e melhorias no transporte público, de modo que o residente deve ser visto como um potencial consumidor e embaixador do próprio destino.

Talita Uzeda, Supervisora Ambiental do Grupo Cataratas

Talita Uzêda, Supervisora Ambiental do Grupo Cataratas, trouxe um pouco da trajetória do Grupo, e seus diversos ativos turísticos e ambientais, e contou da vasta experiência de projetos que já realizam junto a universidades no AquaRio, e como essa experiência tem sido exitosa.

Carlos Costa, Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro, Portugal

O fechamento do evento ficou por conta do professor Carlos Costa, Catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) da Universidade de Aveiro, Portugal, que abordou uma nova visão de Turismo e como as redes de turismo são de suma importância para o desenvolvimento do destino.

E para finalizar, Geiza Rocha, do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro – Alerj, apresentou iniciativas governamentais de aproximação dos diferentes atores, sendo uma iniciativa recente o passaporte para visitação de museus na cidade.

Esta segunda edição do evento, permitiu uma maior interação entre os diferentes atores e a conexão Brasil – Portugal, que foi de grande valia para fomentar a aproximação entre a academia e o mercado, incluindo os setores público e privado. Os estudos de inovação territorial realizados na Universidade de Aveiro, em Portugal, mostram a importância desta temática para a inovação no Turismo. E o momento que a cidade do Rio de Janeiro vive, no período pós-Olímpico, torna-se oportuno para se fomentar a discussão sobre a temática de inovação que foi tratada ao longo deste evento. Em 2020, o Núcleo de Pesquisa em Turismo trabalhará para obter recursos e dar continuidade a este debate, em sua terceira edição. Que a tecnologia seja vista como uma ferramenta para a inovação no turismo, mas que a inovação esteja muito além da tecnologia.

Núcleo de Pesquisa em Turismo da Unigranrio (NPTU) – concepção, ideação e produção do evento

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