Sobre
O Núcleo de Pesquisa em Turismo da UNIGRANRIO (NPTU) foi fundado em 2015 na Pós-Graduação da UNIGRANRIO – campus Lapa. A consolidação do NPTU se deu após pesquisas e projetos que tiveram início em 2014, quando a coordenadora do Núcleo, Deborah Moraes Zouain foi contemplada com o projeto de pesquisa em Turismo do CNPq sobre Impactos de Megaeventos Esportivos; projeto esse sobre a Copa do Mundo 2014, que reunia equipe capacitada para uma grande pesquisa nas 12 cidades-sede simultaneamente.
Após esse projeto de duração de 2 anos, as pesquisadoras-bolsistas Gabriela De Laurentis, Kaarina Virkki e Paola Lohmann, continuaram com projetos e pesquisas com a professora Deborah Zouain, e por meio de um edital da FAPERJ, de apoio a pesquisa, nascia oficialmente o Núcleo de Pesquisa em Turismo da UNIGRANRIO.
Desde então, sob a coordenação da Professora Deborah Zouain, ao longo desses últimos anos o NPTU foi crescendo e atualmente conta com 6 pesquisadores permanentes e 5 pesquisadores colaboradores. Se dedica a produção científica e inclusive com participações em congressos no Brasil e no exterior; além de idealização e realização de eventos relacionados às temáticas de estudo.
Também com o foco em megaeventos esportivos, os estudos mais recentes se aprofundam nas temáticas de formação e mercado de trabalho da área de turismo; turismo de experiência e demanda turística; smart city; co-criação; sustentabilidade na hotelaria, inovação e quádrupla hélice no turismo, empreendedorismo, entre outros. Como forma de estimular mais a produção acadêmica e o diálogo no Turismo, o NPTU também gerencia a Revista Acadêmica OIT – Observatório de Inovação em Turismo.
Missão
Gerar conhecimento científico e propor soluções “glocais” através de pesquisas, trabalhando de forma transversal no Brasil e exterior, principalmente com maior aproximação com Portugal.
Visão
Aproximar os diferentes atores para a inovação. Promover debate com temáticas relacionadas ao turismo. UNIR SABERES e PRÁTICAS.
Valores
Profissionalismo. Rede. Co-criação. Inovação.
Coordenação
Deborah Moraes Zouain
Pesquisadores Permanentes
Flora Bittencourt
Gabriela De Laurentis
Kaarina Virkki
Paola Lohmann
Renan Ribeiro
Pesquisadores Iniciação Científica
Henrique Soares
Pesquisadores Colaboradores
Thauanna Cristine